top of page

O que é o Tai Chi Chuan:​

​

O Tai Chi Chuan é uma das mais fantásticas artes marciais em todo o mundo e tem sido praticado pelos Chineses por milhares de anos. ​​

Os movimentos do Tai Chi Chuan foram criados fundamentalmente para a luta.  O próprio termo significa " kung fu do cosmo". Ao contrario de muitas outras artes marciais, não existem regras ou restrições para a luta no Tai Chi CHuan . O Tai Chi Chuan tem uma história própria de mais de quinhentos anos e, na época em que surgiu, a partir do Kung-fu Shaolin, este já contava mil anos de evolução. Em outras palavras, as técnicas e a habilidade de combate que aprendemos no Tai Chi Chuan vêm evoluindo e se refinando por quinze séculos, o que é muito tempo se comparado com uma história de menos de cem anos de algumas outras artes marciais. É por esta razão que as técnicas e habilidades de combate do Tai Chi CHuan são sutis.

A mecânica e a psicologia do Tai Chi Chuan são totalmente diferentes. Uma vez que a estratégia básica de combate é fluir com os movimentos do oponente em vez de ir contra eles, o praticante de Tai Chi CHuan permanece relaxado e calmo para poder usar com eficácia as habilidades e técnicas de combate.

A visão do Tai Chi Chuan do treinamento para a luta é diferente da de outras artes marciais. Em vez de trocar golpes, os alunos desenvolvem a capacidade de lutar entre si por meio de uma arte conhecida como Empurrar as mãos, na qual os braços entram em contato mútuo em movimentos rítmicos. O objetivo é sentir a fraqueza do outro, como por exemplo uma abertura desguarnecida ou um momento de desequilíbrio, de mode que um praticante possa empurrar o oponente sem ferí-lo. 

A filosofia do Tai Chi CHuan não surgiu com comandantes militares cujo objetivo era matar, mas sim com mestres taoístas que queriam prolongar a vida e alcançar a imortalidade. Essa diferença histórica e filosófica ocasionou uma diversidade na psicologia básica dos praticantes da arte. O taoísmo é conhecido pelo amor à liberdade, pelo desprezo por frivolidades mundanas e pelo pender pela jovialidade. Interpretado pelo Tai Chi Chuan, ele manifesta uma atitude despreocupada, alegre e espontânea, tanto na prática solitária quanto no treinamento com companheiros.

O conceito do desenvolvimento da força no Tai Chi CHuan é interior, com ênfase no poder da mente e no fluxo intrínseco de energia. O Tai CHi CHuan é a arte que melhor demonstra que a força bruta não é necessária para lutar.

Caso você seja uma dessas pessoas que goste de artes marciais mas não da inconveniência de ter de vestir uma roupa especial cada vez que for treinar, o Tai Chi Chuan é uma excelente escolha, pois ele não requer nenhum uniforme ou roupa específica para praticar. Ademais, ao contrario de outras praticas marciais, no Tai Chi Chuan normalmente não se transpira copiosamente, apesar dos benefícios obtidos. Pode-se por exemplo, dar um passeio matinal num traje comum ou de executivo, praticar o Tai Chi CHuan sem atrair a atenção dos curiosos. O Tai Chi CHuan pode até mesmo ser praticado no espaço restrito do escritório ou no quarto de dormir.É difícil encontrar outra arte marcial que seja tão conveniente.

Na cultura chinesa, a pessoa ideal é hábil tanto nas artes eruditas quanto nas artes marciais, o que se expressa poeticamente como WEN WU SHUANG QUAN. O próprio Confúcio, o patriarca da fidalguia, que muitas pessoas julgam erroneamente ter sido um velho rato de biblioteca, era na verdade um exímio arqueiro e esgrimista. Grandes generais também foram poetas e escritores. O Tai Chi Chuan satisfaz esses ideais e por isso é considerado , muitas vezes como a arte marcial do erudito.

O Tai Chi CHuan apresenta um rico conjunto de teorias que descrevem vários aspectos da arte e que muitas vezes são registradas em linguagem poética. Essa materialização do conhecimento teórico resume as técnicas eficazes de luta e de treinamento da força, e muitos dos seus princípios podem ser aplicados à vida diária. Um exemplo disso é a aplicação do princípio quádruplo do treinamento da força: diferenciar o real do aparente, regular a respiração, usar a mente e não a força bruta, permanecer calmo e relaxado durante a ação.

​

Fonte: Livro Tai Chi Chuan - Autor Wong Kiew Kit

​

​

​

bottom of page