top of page

Referências oferecidas por  Yang Jun - neto do Mestre Yang Zhenduo.

 

Yang Fu Kui (1799-1872) ou também conhecido por Yang Luchan, nasceu em Yongnian Hsien, na Província de Hebei na China Continental. Nasceu numa família pobre e quando tinha dez anos de idade foi para Chenjiagou na Província de Henan. Quando fez 30 anos, estudou o Estilo Chen de Tai Ji conhecido por "Lao Jia" ( forma antiga). Mais tarde ele foi para Pequim e removeu alguns movimentos da forma original do Estilo Chen tais como "Fa-Jing" ( liberar poder ), saltos vigorosos, passos pesados e alguns movimentos difíceis, e criou o Estilo Yang. ​

Yang Chenfu, um dos fundadores desta escola, foi um grade mestre de wushu de sua época. Sempre que praticava Tai Chi CHuan, ele estritamente seguia as rotinas e nunca era relapso em seus movimentos. Os movimentos de todo o seu corpo incorporam a quietude dos exercicios de Tai Chi Chuan. Yang Cheng Fu disse uma vez: Tai Chi Chuan é uma arte com força escondida nos movimentos suaves, como uma "mão de ferro coberta por uma luva de veludo" ou uma "agulha escondida no algodão".

Yang Chengfu era um homem robusto e elegante. Criando um estilo próprio ele havia conseguido a mestria nas técnicas do Tue Shou ( Empurrar com as mãos) e era bom tanto no ataque quanto na defesa.Embora seus socos fossem executados de forma suave, eles eram tão fortes como uma barra de ferro coberta por uma suave malha. Ele podia emitir um tremendo golpe com apenas um pouco de ação e antes que o oponente sentisse que tinha sido atacado ele já havia sido atirado a metros de distancia sem se machucar. Embora outras escolas tenham como objetivo principal machucar o oponente, Yang Chengfu apenas dominava o oponente sem machucá-lo, assim deixou uma resplandecente nova trilha nas artes marciais.

Após sua ida para o sul do País, ele gradualmentte se deu conta de que o Tai Chi Chuan tinha a eficácia de tratar doenças crônicas, aumentando a saúde das pessoas e trazendo longevidade e assim, para servir ao propósito de curar doenças ele mudou para movimentos lentos com força interna, fazendo com que a forma ficasse contínua e harmoniosa.

O filho mais velho de Yang Chengfu, Yang Zhenming, tem ensinado Tai Chi Chuan em Hong Kong por um longo tempo, Yang Zhenji, seu segundo filho é o atual presidente da associação de Wu Shu na cidade de Handan na Província de Hebei. Yang Zhenduo seu terceiro filho, agora ensina Tai CHi CHuan na cidade de Taiyuan na Província de Shanxi e também é presidente da Associação de Pesquisa da Escola Yang de Tai CHi CHuan.

Yang Jun é o neto mais velho de Yang Zhenduo. Ele é o presidente da Associação Internacional de Tai CHi CHuan da Família Yang e o Vice Presidente de Operações e Treinamento da Associação de Tai Chi CHuan da Família Yang na Província de Shanxi. Crescendo em uma família de artistas marciais, ele viu e ouviu seu avô treinando seus alunos. Então, foi neste ambiente nutritivo que ele se tornou profundamente imerso na linhagem de Tai Chi Chuan de sua família. Yang Jun começou o seu treinamento na arte marcial com seu avô quando ainda tinha cinco anos de idade. Em 1989 formou-se na Universidade de Shanxi em Educação Física. Hoje ele trabalha ativamente com seu avô na divulgação do Tai CHi Chuan por mais de 30 paises no mundo e é responsável pela coordenação de competições da Associação Internacional da Província de Shanxi. Ele  é a sexta geração da Família Yang e atual detentor da linhagem.

​

Estilo Yang de Tai CHi CHuan

​

A escola Yang de Tai Chi CHuan nasceu da Escola Chen da Tai Chi Chuan . Os movimentos são relaxados, contínuos e harmoniosos como nuvens passando ou rios fluindo, muito diferente do Estilo CHen que alterna movimentos lentos e rápidos, e ações vigorosas, controladas e contídas. O Estilo Yang de Tai Chi CHuan é sóbrio e simples e segue sempre um caminho circular, como o "desenrolar do fio de seda do casulo". Os movimentos são naturalmente combinados com a respiração que deve ser profunda e com o Dan Tien

( ponto na parte inferior do abdômen um pouco abaixo do umbigo) submergido.

Notável por sua postura natural e estendida, bem estruturada, suave e uniforme, o estilo Yang de Tai Chi Chuan combina vigor com delicadeza.

O Estilo Yang é apropriado para os praticantes de Tai Chi Chuan em geral e fácil de aprender e mais tarde se tornou o estilo mais popular de Tai Chi no mundo.

O estilo Yang de Tai Chi Chuan tem uma estrutura simples, mas ainda assim de muitas formas é bastante elaborada. A postura corporal é equilibrada e centralizada, sem inclinações para qualquer dos lados. Seus movimentos são suaves, imponentes, completos e redondos, macios, com a combinação de movimentos suaves e duros, ágeis, leves e ao mesmo tempo estáveis e equilibrados. A prática é realizada pela transição do solto ao suave, e do suave gradualmente transformando-se em duro e do suave e do duro trabalhando juntos. A forma Yang pode ser realizada com posturas alta, média ou baixa. O praticante vai escolher a postura de acordo com sua idade, sexo, fraqueza ou fortaleza, energia ou falta dela. O estilo Yang pode também ser utilizado como terapia física de reabilitação e acelerar o processo de cura de enfermidades. Praticado continuamente soma força e melhora a técnica do praticante.

 

Fonte: O Universo do Tai Chi CHuan ​

  1. Autor: Roque Enrique Severino      

História da Família Yang

bottom of page